quinta-feira, 19 de setembro de 2013

RESENHA: INSURGENTE

Insurgente é o segundo livro da trilogia Divergente, da autora americana Veronica Roth, lançado pela Rocco aqui no Brasil. Os livros que já conquistaram uma legião de fãs vão ganhar uma adaptação para o cinema. E eu? Dou pulinhos de alegria. Já postei aqui a resenha do primeiro livro da série e continuando a trilogia hoje está no ar a resenha de Insurgente.

Resenha:
O segundo livro tem como foco a procura pela informação que os pais de Triss e outros líderes da Abnegação deram a vida para se proteger da Erudição.
Ao mesmo tempo em que Triss se vê nessa busca incansável pela informação e ainda digerindo a morte de Will por suas próprias mãos, Tobias – ou Quatro – tem que lidar com a presença de seu pai na sua vida e de uma estranha sem-facção que voltou a aparecer após um longo tempo. Triss acompanha esse reencontro que pode deixar sua relação com Tobias abalada e tem que tomar uma séria decisão. Essa decisão pode mudar o destino das facções ou o futuro sem elas.
Enquanto isso, Jeannine, a líder da Erudição continua seus ataques e a caça pelos Divergentes com soldados escravizados pelo soro da simulação e tenta esconder a todo custo à informação roubada da Abnegação. Após muitas mortes, fuga e reviravoltas, Triss finalmente conseguiu ter acesso à informação, mas a revelação acabou sendo um baque para ela e para todos os membros das facções de Chicago. Triss tem que colocar toda sua coragem a prova para que as coisas não fujam do controle ou só para que todos sobrevivam.

Infelizmente não posso contar mais sobre a história, já que praticamente todos os pontos são interligados e qualquer outra coisa que eu falar será spoiler. Mas o que posso dizer? Insurgente me fez ficar totalmente envolvida com a trama. Gostei muito do  segundo livro. Veronica soube combinar exatamente os elementos necessários para tirar o fôlego do leitor, conseguiu misturar ação, romance sem aquela coisa chata e melosa e mistério. Fiquei com raiva de muitos personagens ao longo da leitura e com o coração na mão muito mais vezes, tive tanta pressa para ler que simplesmente me neguei a acreditar quando cheguei ao final. Fiquei boquiaberta com o final do livro e meio irritada porque metades das minhas dúvidas não foram esclarecidas, mas acredito que a cereja no topo do bolo virá com o último livro da série, Allegiant (que vai demorar um século a ser lançado). Definitivamente Divergente e Insurgente já estão na minha lista de livros que me fazem sofrer pela espera.
Como eu já disse, Divergente terá uma adaptação para o cinema e o filme está previsto para 21 de março de 2014.



Luana Beltramini Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...